quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mousse de Chocolate


Decidi estrear este blog com uma das minhas sobremesas favoritas, Mousse de Chocolate. Tão simples e deliciosa, rápida de fazer e uma verdadeira maravilha se estiver no frigorífico umas 12 horas antes de comer!
Sempre que vou a um restaurante e vejo Mousse, fico tentada a pedir, e não raras as vezes me decepciono, de tal forma que depois tenho de comer uma tacinha das minhas para honrar o nome de tão magestral sobremesa! Quem come Mousse de Chocolate de pacote só pode ser masoquista ou parcialmente tolo.

Então, aqui vai o segredo:

1 tablete de chocolate culinário (já experimentei muitas, faço com as mais baratas que encontrar...)
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres sopa bem cheias de manteiga

Primeiro, pomos em banho-maria o chocolate partido aos bocados e a manteiga. Entretanto vamos separar as gemas das claras, que batemos em Castelo e reservamos. Juntamos às gemas as 6 colheres de açúcar e o chocolate, quando este estiver derretido. Por fim, juntamos as claras batidas ao chocolate, envolvendo devagar, de forma a que a consistência espumosa das claras não se perca. Isto faz toda a diferença, pois se batermos com força, a mousse fica líquida e não fofa!
Colocamos numa taça, ou em taças pequenas e vai ao frigorífico para esfriar e solidificar ainda mais, que é como eu gosto de a comer! :)

Escusado será dizer que isto é uma delícia.
Experimentem, não se vão arrepender!

Sem comentários:

Enviar um comentário