quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Queques de Baunilha (e chocolate)


Esta receita é muito fácil e saborosa. Resulta muito bem em festas, para um lanche mais animado, ou na sua versão simples, para mandar nas lancheiras das crianças para a escola.

Os ingredientes dos queques são os seguintes:

175 gramas de farinha com fermento
175 gramas de açúcar
175 gramas de manteiga (eu uso Planta que amolecida no micro-ondas)
2 ovos
2 colheres sopa de leite
raspa de limão
1 gota de aroma de baunilha

Juntamos os líquidos todos, leite, manteiga, ovos, aroma, batemos bem, depois juntamos o açúcar, a farinha e a raspa do limão. Com forminhas de papel, forramos um tabuleiro com buracos próprios, ou aquelas formas de alumínio para queijadas/empadas. É só colocar o papel dentro da forma, sem untar, nem sujar nada de manteiga. Depois deitamos colheradas de massa em cada buraquinho, com o cuidado de não ultrapassar o meio da forma, pois a massa cresce, e se queremos adicionar a cobertura de chocolate (na versão mais festiva), temos de ter espaço por cima do queque. Cozer em forno médio, e assim que estiverem prontas retiramos, deixamos arrefecer. Assim ficam bons, mas se os quiserem maravilhosos, então colocam um tachinho ao lume, brando, com um pacote de natas e uma tablete de chocolate culinário partido aos pedaços. Mexe-se bem, até derreter o chocolate totalmente e fazer uma pasta cremosa e brilhante. Espalhamos esta cobertura por cima dos queques e deixamos arrefecer, também podemos decorar a gosto, e ficam mais bonitos!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Brigadeiros de Chocolate!


Quem não gosta de comer brigadeiros?? Não conheço ninguém....
Eu gostava de não gostar, poupava-me muitos remorsos e excessos desnecessários.
Em festas de crianças, desaparecem em meia hora, em festas de adultos, fazem as delícias dos gulosos e dão fama e glória a quem os confecciona! São por isso mesmo, uma receita infalível e obrigatória!

Então colocamos num tachinho em lume brando:
Uma tablete de chocolate de culinária todo partido em bocados pequeninos, uma lata de leite condensado e uma colher bem cheia de manteiga.
Mexer sempre, muito bem, em lume brando. Assim que o leite condensado começar a cozer despega-se do fundo e aí desliga-se o lume. Unta-se um prato com um bocado de óleo e verte-se a massa de chocolate lá para dentro. Deixa-se arrefecer e assim que estiver frio, untam-se as mãos com óleo e fazem-se bolinhas, passam-se em confetis e colocam-se nas forminhas de papel.
Eu faço sempre esta receita no dia anterior, porque os brigadeiros precisam de algumas horas no frigorífico para ficarem no ponto.

Aconselho a fazerem bolinhas pequeninas, assim dá muitas unidades e demora mais tempo a desaparecer da mesa!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bolachinhas de Manteiga


Um dos sucessos culinários de minha casa são estas bolachinhas secas, fáceis de fazer e super divertidas para as crianças se distraírem no Inverno ou numa tarde de chuva. Quando a minha filha mais nova está aborrecida uso este truque e resulta.

Então, misturamos tudo:
125 gramas de manteiga amolecida (eu uso sempre Planta que derreto ligeiramente no micro-ondas)
200 gramas de açúcar
2 ovos
400 gramas de farinha

Bate-se bem a massa, e assim que estiver bem misturado, polvilhamos a mesa ou o balcão onde vamos trabalhar, com farinha, deitamos um pouco da massa e polvilhamos com mais um pouco de farinha. Devemos tentar encontrar a consistência de plasticina bem maleável, por isso, se a massa nos parecer muito mole, difícil de esticar, juntamos farinha até ficar boa. O interesse é que a massa não se agarre, nem às mãos, nem ao rolo, fique sequinha, sem ser pedra. Para isso, aconselho calma e intuição, com o tempo ficamos peritos.
Esticamos a massa já boa, usamos aquelas forminhas de recorte em alumínio, com diferentes feitios e colocamos as bolachinhas num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. O forno não deve estar muito quente, senão ficam torradas...

Preparem-se para algum tempo na cozinha e farinha por todo o lado.

Aqui está uma sugestão de prenda de Natal! Encher uma caixa de bolachas e dar a alguém guloso! :))

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Filhós de Cenoura!


Se nesta foto parecem lindas, esperem até provar....
O tempo dos doces fritos vem aí e a minha cunhada ensinou-me esta maravilha da culinária, bem mais simples de fazer que as de abóbora e igualmente reconfortantes! (se comer a mais, demasiado reconfortantes...)
Para além de muito boas, não esquecer que isto é uma receita ótima para alegrar familiares e amigos, já que dá muita quantidade e somos obrigados a oferecer tuperwares delas se não queremos uma crise fígado.

Ingredientes:

1 kg de cenouras, limpas e descascadas
casca de laranja
0,5 kg de farinha
300 gramas açúcar (ou menos, isso depende do gosto)
4 ovos

Cozemos a cenoura com a casa de laranja, para dar um gostinho especial e quando estiver pronta, escorremos a água da panela, retiramos a casca e trituramos com a varinha mágica até ficar em puré. Junta-se os 4 ovos, mexer muito bem, depois o açúcar e finalmente a farinha.
Para fritar, eu costumo utilizar um tachinho onde coloco o óleo, pelo menos metade de uma garrafa, e depois de bem quente, experimentar fritar uma colher de sobremesa da massa. Se ficar logo ao cimo a fritar, está na temperatura certa. Esta parte é a mais chata e malcheirosa, pois fritar pode ser demorado. Ir deitando colheradas (colher de sopa) de massa e controlando a temperatura, para não fritar demasiado depressa e ficarem cruas por dentro. Escorrer num papel absorvente e passar em açúcar e canela (eu costumo colocar um prato de sopa com essa mistura e rebolo as filhozes lá dentro). 
De preferência, comer frias!

Bom apetite! :)

ps: se não conseguirem partilhar as filhoses com ninguém e comerem tudo sozinhos, "Solução Stago" ajuda!

Mousse de Chocolate


Decidi estrear este blog com uma das minhas sobremesas favoritas, Mousse de Chocolate. Tão simples e deliciosa, rápida de fazer e uma verdadeira maravilha se estiver no frigorífico umas 12 horas antes de comer!
Sempre que vou a um restaurante e vejo Mousse, fico tentada a pedir, e não raras as vezes me decepciono, de tal forma que depois tenho de comer uma tacinha das minhas para honrar o nome de tão magestral sobremesa! Quem come Mousse de Chocolate de pacote só pode ser masoquista ou parcialmente tolo.

Então, aqui vai o segredo:

1 tablete de chocolate culinário (já experimentei muitas, faço com as mais baratas que encontrar...)
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres sopa bem cheias de manteiga

Primeiro, pomos em banho-maria o chocolate partido aos bocados e a manteiga. Entretanto vamos separar as gemas das claras, que batemos em Castelo e reservamos. Juntamos às gemas as 6 colheres de açúcar e o chocolate, quando este estiver derretido. Por fim, juntamos as claras batidas ao chocolate, envolvendo devagar, de forma a que a consistência espumosa das claras não se perca. Isto faz toda a diferença, pois se batermos com força, a mousse fica líquida e não fofa!
Colocamos numa taça, ou em taças pequenas e vai ao frigorífico para esfriar e solidificar ainda mais, que é como eu gosto de a comer! :)

Escusado será dizer que isto é uma delícia.
Experimentem, não se vão arrepender!