quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Filhós de Cenoura!


Se nesta foto parecem lindas, esperem até provar....
O tempo dos doces fritos vem aí e a minha cunhada ensinou-me esta maravilha da culinária, bem mais simples de fazer que as de abóbora e igualmente reconfortantes! (se comer a mais, demasiado reconfortantes...)
Para além de muito boas, não esquecer que isto é uma receita ótima para alegrar familiares e amigos, já que dá muita quantidade e somos obrigados a oferecer tuperwares delas se não queremos uma crise fígado.

Ingredientes:

1 kg de cenouras, limpas e descascadas
casca de laranja
0,5 kg de farinha
300 gramas açúcar (ou menos, isso depende do gosto)
4 ovos

Cozemos a cenoura com a casa de laranja, para dar um gostinho especial e quando estiver pronta, escorremos a água da panela, retiramos a casca e trituramos com a varinha mágica até ficar em puré. Junta-se os 4 ovos, mexer muito bem, depois o açúcar e finalmente a farinha.
Para fritar, eu costumo utilizar um tachinho onde coloco o óleo, pelo menos metade de uma garrafa, e depois de bem quente, experimentar fritar uma colher de sobremesa da massa. Se ficar logo ao cimo a fritar, está na temperatura certa. Esta parte é a mais chata e malcheirosa, pois fritar pode ser demorado. Ir deitando colheradas (colher de sopa) de massa e controlando a temperatura, para não fritar demasiado depressa e ficarem cruas por dentro. Escorrer num papel absorvente e passar em açúcar e canela (eu costumo colocar um prato de sopa com essa mistura e rebolo as filhozes lá dentro). 
De preferência, comer frias!

Bom apetite! :)

ps: se não conseguirem partilhar as filhoses com ninguém e comerem tudo sozinhos, "Solução Stago" ajuda!

2 comentários:

  1. Obrigada pela receita! :)
    Tenho uma questão, a farinha que usa na confecção da receita é farinha com fermento?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Sim, a farinha que utilizo é com fermento!

    ResponderEliminar